A inovação de produto não é um conceito exatamente novo. Na verdade, este termo representa melhorias em produtos já existentes ou, então, a criação de novos produtos e serviços disponíveis no mercado.
Sendo assim, em um cenário empresarial de constantes mudanças, no qual empresas novas surgem a todo momento, é imprescindível que aquelas que queiram se manter relevantes encontrem meios para isso.
E não estamos sendo exagerados! Para se ter uma noção, segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, em marketing, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem.
Ou seja, gerar experiências memoráveis é um dos pilares da inovação, seja ela uma inovação de produto ou uma inovação radical. Por isso, a capacidade de modernizar é vital para permanecer relevante e atender às crescentes demandas dos consumidores.
Mas quais são exatamente os tipos de inovação existentes e como você pode aplicar qualquer uma delas em seu negócio? Continue acompanhando para descobrir.
Existem vários tipos de inovação e, quando falamos de um negócio, as mais comuns podem ser divididas em 3 categorias: inovação radical, inovação de produto (ou incremental) inovação disruptiva.
Veja a seguir o que significa cada uma delas e como podem ajudar o seu negócio a alcançar outro patamar dentro do seu ramo:
A inovação radical é caracterizada por mudanças significativas em um produto ou que nunca foi vista anteriormente por ninguém. Para ficar mais palpável, basta pensar, por exemplo, na invenção do avião, que transformou para sempre o jeito de viajar das pessoas. Ou até mesmo na criação do primeiro sistema operacional, o Windows, da Microsoft, que se tornou atemporal.
Esse tipo de inovação exige uma abordagem intensa e muitas vezes resulta em novas tecnologias ou paradigmas para o mercado.
Já a inovação de produto, ou inovação incremental, consiste em investir em melhorias graduais e contínuas para um produto já existente. Ou seja, manter o foco na otimização de características, por exemplo, aumentar eficiência ou aprimorar a experiência do usuário.
Esse tipo de inovação é o mais comum nas empresas, que preferem sempre aprimorar o seu produto do que criar algo realmente revolucionário. Até porque, sinceridade por aqui: é muito difícil e requer muito investimento e planejamento para lançar algo nunca visto antes. Por isso, a inovação de produto tem um uso muito atrativo para os consumidores e empresários, além de agregar valor a uma marca ou a um produto em específico.
A inovação disruptiva introduz mudanças que transformam o mercado, o hábito de consumo e o comportamento do usuário/consumidor, muitas vezes deslocando produtos tradicionais comumente conhecidos.
Um grande exemplo desse tipo de inovação é a Apple, que, ao lançar o iPod e o iTunes, nos anos 2000, mudou como as pessoas compravam e ouviam música, transformando o mercado para sempre. Esse tipo de inovação pode até mesmo abrir novos segmentos de mercado e redefinir as expectativas dos consumidores.
Bom, se até aqui você ainda não está completamente convencido de que a inovação faz parte de todo e qualquer negócio, precisa saber quais são as vantagens – de curto a longo prazo – que ela pode trazer a seu negócio. Confira:
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