Marketing viral, tradicional, digital, de guerrilha, de conteúdo… Dentro do universo do marketing, existem diversas vertentes e estratégias para promover uma marca e gerar mais resultados de vendas.
Podemos dizer que nenhuma delas é melhor ou superior a outras, sendo que, muitas vezes, elas são complementares. Sendo assim, a escolha de qual usar depende de uma série de variáveis. O momento da marca, objetivo, perfil do público, orçamento disponível e tipo do produto/serviço são apenas alguns exemplos.
O marketing viral, por exemplo, pode parecer uma tática que resulta apenas em engajamento e visibilidade, mas a verdade é que, quando bem feito, reverbera também em vendas. Já o tradicional, alguns podem dizer que não dá mais resultado, visto o crescimento exponencial do digital, mas ele continua sendo muito relevante.
Em todos os casos, uma coisa é certa: aliar a estratégia com um serviço de gravação a laser reforça os resultados da sua campanha.
É por isso que, hoje, vamos entender mais sobre marketing viral e tradicional e como um serviço de locação de máquinas a laser pode contribuir para o sucesso desse trabalho.
Em linhas gerais, o marketing viral busca desenvolver um conteúdo que viralize, isto é, que seja compartilhado milhares, ou até milhões de vezes, seja através do boca a boca ou das redes sociais.
Este tipo de estratégia trabalha a conexão entre as pessoas, possui uma abordagem focada no cliente, desperta algum sentimento (normalmente são conteúdos emocionais ou humorísticos) e tem um alinhamento bem amarrado com as necessidades e/ou interesses do público.
Mas atenção: ao mesmo tempo em que o marketing viral pode ser muito positivo, ele também pode ser muito negativo. Um conteúdo ou material pode viralizar pelos motivos errados, ou até por um erro encontrado pelo cliente, que vai evidenciar o aspecto negativo e trazer consequências graves à reputação da marca.
Já o marketing tradicional, também conhecido como offline, envolve toda comunicação feita fora do universo digital. Ou seja, engloba desde e distribuição de panfletos até comerciais de TV, estratégias que não caíram em desuso e são muito importantes para a divulgação e fortalecimento do relacionamento marca-público.
Para ficar mais prático de entender sobre esses dois tipos de estratégias, nada melhor do que trazermos exemplos!
Em 2011, a Nissan do Brasil lançou uma campanha para exaltar as qualidades da picape Frontier. O comercial “Pôneis Malditos” foi um sucesso imediato e, na época, todas as pessoas impactadas espalharam comentários ou usavam a música do vídeo como referência.
Além de sua viralização, a empresa bateu um recorde de vendas da picape, alcançando incríveis 81% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior. Relembre esta campanha:
Para celebrar o Dia dos Namorados, a marca Lindt criou uma promoção especial aos consumidores: a cada R$300,00 em compras, o cliente ganhava uma caixa personalizada com foto e mensagem especial.
A personalização da caixa era feita na hora e o cliente só precisava escolher uma foto em seu celular e repassar à equipe de gravação a laser que, em poucos minutos, devolvia o material com a mensagem e foto escolhidas.
Esta é uma ação que causa alto impacto na mente dos consumidores que participam. Seja em um evento ou data sazonal, o brinde acompanha o seu cliente por muito tempo. Inclusive, ele permanece na memória por muito mais tempo do que peças digitais, por exemplo. Além de tornar a marca sempre presente na vida do consumidor!
Promover uma experiência realmente positiva e marcante faz com que a pessoa sempre lembre desse momento e estreite o relacionamento com a empresa.
No início deste conteúdo, mencionamos que nenhum tipo de marketing é melhor do que o outro e que, muitas vezes, eles se complementam, certo?
E é justamente este o ponto da gravação a laser. A entrega de brindes personalizados faz parte do marketing tradicional, ou seja, em toda e qualquer ação que esta seja a base de sua estratégia, é possível trabalhar com este serviço para trazer um diferencial e fortalecer a lembrança de marca.
Mas e no caso do marketing viral? É possível aproveitar o hype da sua campanha e estendê-lo ainda mais ao surpreender seu consumidor! Ou, até mesmo, fazendo parceria com influenciadores estratégicos juntamente com brindes e objetos personalizados que façam sentido para a ação.
O que lidera em todos os casos é a sua criatividade!
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