O aço inoxidável é amplamente usado nos mais diversos segmentos profissionais e industriais. Afinal, este metal está presente desde nossas garrafas de água até peças complexas de setores industriais. E a gravação a laser em aço inox é uma atividade que auxilia essas empresas na identificação, rastreabilidade, personalização e muito mais!
Por isso, o artigo de hoje é especialmente dedicado a este tipo de gravação. E, aqui, você descobre tudo o que precisa saber antes de investir em uma máquina a laser para o seu negócio. Vamos lá?
O aço inox é um metal com propriedades anticorrosivas, resistente à exposição de ácidos, de tratamentos de limpeza e de esterilização. Entre suas principais características está presente a versatilidade, brilho sem igual, resistência a altas temperaturas e durabilidade.
É possível classificar o aço inoxidável em 5 grupos: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex. Cada um deles contém propriedades diferentes, o que confere variadas aplicações finais. Porém, todos esses tipos de aço inox possuem em comum a aparência higiênica, relação custo-benefício favorável e sustentabilidade (já que são recicláveis).
Todas essas vantagens chamaram a atenção dos mais diversos setores que, hoje, utilizam o metal para produzir os mais variados produtos. Veja os segmentos de negócio que se beneficiam com este material:
Se você já trabalha com aço inoxidável e quer entender como a gravação a laser pode ser uma aliada em suas operações, facilitando a sua rotina ou oferecendo a possibilidade de customização do seu produto, separamos as principais dúvidas sobre essa atividade.
Mas, antes de apresentar detalhes, confira como é simples e rápido o processo de gravação a laser em metal e aço inox. Estes vídeos estão disponível no nosso canal do YouTube.
Todos os tipos de produtos. É possível realizar a gravação a laser em aço inox em itens como instrumentos cirúrgicos, garrafas, placas comemorativas, chaveiros, talheres, peças industriais e muito mais!
Não, a gravação a laser preserva a estrutura do objeto e não o danifica. Inclusive, esta é a forma mais indicada para a personalização em materiais cirúrgicos, justamente por não utilizar nenhum tipo de elemento químico ou tinta, evitando contaminação.
Além disso, o laser realiza uma gravação superficial – mas muito duradoura -, garantindo uma customização sem relevos perigosos, que podem abrigar possíveis contaminantes e resíduos.
E não se preocupe: se você trabalha em outro segmento e precisa de uma gravação mais profunda, existem diferentes modelos de máquinas a laser que são indicadas para essa tarefa.
As possibilidades são muitas! Para o setor de brindes e bens de consumo, por exemplo, é possível gravar imagens, textos, fotos, elementos gráficos, logomarcas e muito mais. Basta ter criatividade para deixar o produto ou embalagem com valor agregado.
Já para os segmentos industriais e hospitalares, a gravação de dados técnicos como número de identificação, data de fabricação, data de validade, número de cadastro ou códigos como data matrix e QR Code são mais comuns. Esse tipo de registro é importante para a rastreabilidade, codificação e organização dessas empresas.
A gravação a laser é um sistema rápido e eficiente de personalização que realiza um registro com extrema precisão, tudo isso sem danificar a peça e ainda contando com um fácil manuseio.
Com uma boa gravação, é possível otimizar os processos da empresa não só quando a rastreabilidade for necessária, mas também na área do marketing, por exemplo, agregando valor às campanhas e ações promocionais.
Ainda está com dúvidas sobre a gravação a laser em aço inox ou sobre o universo dessa atividade? Então explore o blog da Inova Laser! Lá, você encontra muita informação relevante sobre esse setor que pode te ajudar.
Clique no botão abaixo e saiba tudo sobre máquinas a laser:
Lá você encontra vídeos bem didáticos sobre as nossas máquinas e acessórios complementares! Se você deseja saber tudo sobre máquinas para gravação a laser em aço inox, não deixe de se inscrever em nosso canal! É só clicar aqui.